A Equipe

VITÓRIA BAJA
 
 
 
Criada a partir do desenvolvimento do projeto de extensão da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), que leva o mesmo nome, a equipe Vitória Baja é integrada por mais de 30 membros, entre estudantes em formação são abrangidos os cursos de engenharia, ciencias exatas, comunicação social e também design . Com a missão de capacitar e cooperar para a formação de profissionais, nosso principal objetivo é também representar a universidade federal do Espírito Santo e ser uma equipe de referência a nível mundial.
 
 
Com isso, a equipe se dispõem desses três pilares fundamentais para o seu funcionamento:
MISSÃO: Promover o desenvolvimento pessoal e profissional dos integrantes por meio do projeto e construção de um veículo Baja SAE de alto nível..
VISÃO: Ser uma equipe referência, representando a Universidade Federal do Espírito Santo através da conquista.
VALORES: Organização; Respeito; Proatividade; Comprometimento; Trabalho em equipe; Criatividade.
 
Para uma melhor organização e a fim de garantir um bom funcionamento do projeto, dentro da equipe nossos membros são distribuídos em subsistemas, grupos formados para realizar e desenvolver tarefas específicas. Abaixo conheça nossos atuais subsistemas:
 
GESTÃO: O subsistema de gestão é o principal responsável pela organização da equipe, desde a gestão de pessoas até a financeira. É de sua responsabilidade analisar o contexto da equipe para formulação do planejamento estratégico, gerenciamento dos riscos e elaboração de planos para fortalecimento da equipe no todo. Além disso, a gestão é responsável por gerenciar os custos, cuidando para que o exercício financeiro corresponda à arrecadação da equipe e, assim, garantir a saúde do caixa. Em período de competição, o subsistema é responsável por questões burocráticas ligadas à UFES e por organizar o sistema de logística desde a oficina até o destino, em São Paulo.
CÁLCULO ESTRUTURAL: O Cálculo estrutural é um subsistema que faz a análise estrutural dos componentes do carro, ou seja, avalia se o componente está apto para serviço com base no fator de segurança adotado para ele. Na realização de análises estruturais, o membro do cálculo estará em contato com conceitos da mecânica estática, resistência dos materiais, análise de falhas, entre outros, além de desenvolver habilidades de simulação estrutural. Geralmente, os outros subsistemas técnicos (powertrain, suspensão & direção...) enviam para o cálculo o projeto de componentes a serem avaliados, e o cálculo fica responsavel pelas alterações geométricas e avaliação das tensões desenvolvidas no componente.
POWERTRAIN: O subsistema do Powertrain, é responsável por conceber, do estudo à validação, o sistema de potência e transmissão do protótipo. Por atuarmos em uma vasta gama de etapas do projeto, estamos sempre estudando novas formas de otimização do sistema, assim como garantindo o bom funcionamento do conjunto por meio de manutenções preditivas. Dessa forma, possibilitamos que nosso carro se torne o Foguetinho da UFES🚀. Porém, dada a natureza complexa de nosso componentes, esse trabalhado não é fácil! Dessa forma, estamos sempre aplicando ferramentas intrínsecas a engenharia, como modelagens computacionais, desenhos técnicos e conceitos mecânicos.
DESIGN/ERGONOMIA: O subsistema responsável pela ligação do Homem com o carro, se atentando à estética e acabamento do mesmo, assim como segurança e conforto para o piloto. Tendo, como suas atividades principais: projeto e fabricação dos componentes do Design (carenagens, corta-fogo, painel eletrônico, banco, coxins, encosto de cabeça, volante, capô, assoalho, drip pen, chassi, capas de ensolites e antena) realizar a montagem dos componentes, checar se todos os componentes estão corretamente fixados no carro checar validades dos cintos e extintores, fazer a vedação do tanque de combustível, fazer o acabamento do carro: pintura, envelopamento, emborrachamento e passar
fitas.
SUSPENSÃO/DIREÇÃO: Trabalha com todo o carro, desde a seleção de rodas, pneus e amortecedores até a fabricação de componentes e a seleção do tipo de suspensão que vamos usar. Além disso, usa muito o software solidWorks (o qual é pré-requisito na maioria de empresas que contratam estagiários ou engenheiros mecânicos).
Falando um pouco sobre a direção: também somos nós que projetamos tudo e fabricamos a maioria dos componentes do carro, como o volante! Somos o subsistema que mais utiliza as ferramentas de fabricação (torno, limas, entre outros).
FREIO: O Freio é responsável por projetar um sistema hidráulico capaz de travar todas as rodas do veículo tanto em condição estática como em movimento, prezando sempre por fatores como segurança, eficiência, conforto e confiabilidade. Uma das atividades responsáveis do subsistema é: realizar todas as etapas do processo de sangria do sistema e orientar outros membros sobre como fazê-lo, limpar pinças, discos e cilindro mestre, identificar vazamentos e fazer a substituição correta das peças danificadas, trocar pastilhas quando necessário, fazer o processo de “Bubble e double flare” nos tubos.
ELÉTRICA/ELETRÔNICA: É de sua responsabilidade, garantir que o sistema elétrico é seguro para o piloto, o sensoriamento, instalação e monitoramento dos sensores embarcados do carro, através de equipamento eletrônicos como arduino e tambem linguagens de programação, assim colhendo dados do carro quando está em movimento durante testes e competições. 
MARKETING:  É um subsistema que faz a gestão das mídias sociais da equipe e o planejamento das estratégias de divulgação, sendo assim, da imagem do Vitória Baja para o público externo. Também, é responsável pela análise de demandas, para construir estratégias de arrecadações, para suprir as fases de construção e manutenção do veículo. Dentro disso, é tarefa do marketing a estruturação e gestão de parcerias, administrando as relações do projeto, com as empresas parceiras, indo a eventos, apresentando o andamento e resultado do projeto.
 
A forma hierárquica da equipe é dimensionada atualmente da seguinte forma: 
CAPITANIA: Responsável por coordenar a equipe durante a competição: designar tarefas quando necessário (ex.: rechecks), manter a ordem e engajar a equipe e acompanhar e garantir que todos os chefes estejam cumprindo as tarefas adequadamente, advertindo se necessário.
GERENTE DE SUBSISTEMA:  Gerenciar o desenvolvimento do subsistema, delegar tarefas, acompanhar e garantir que todos os membros estejam cumprindo as tarefas adequadamente, advertindo se necessário e representar o subsistema na reunião de chefes.
ACESSORES: Cumprir as tarefas designadas dentro do prazo, auxiliar na produção do relatório e banner de apresentação de projeto, e demais
relatórios necessários, comparecer às reuniões do subsistema e contribuir com o crescimento da equipe e participar de tarefas gerais que não sejam específicas de um subsistema.

Localizada na capital capixaba, Vitória, no campus da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) de Goiabeiras, está a sala e oficina onde o projeto funciona.Para entrar em contato conosco, basta visitar e acessar as nossas redes sociais, email  e telefone de contato.

   

                                                                                                                                                  

                https://www.instagram.com/vitoriabaja                https://www.facebook.com/VitoriaBaja?fref=ts           

                                                         

                                                                             

                                                    https://www.youtube.com/user/VITORIABAJA                 

 

 

 

           

 

 

 

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910