Teste Skidpad

Teste Skidpad
 
 
Importância:
Validar um dos maiores objetivos do subsistema de suspensão e direção, o comportamento de saída de traseira do carro. Esta característica ajuda a fazer curvas de raios pequenos, que é uma das funções mais solicitadas ao carro durante as competições baja SAE.
 
Como é feito: 
Este teste consiste em fazer o veículo percorrer uma curva de raio constante, com aumento gradativo da velocidade. Conforme a velocidade aumenta a aceleração lateral aplicada sobre o veículo também se eleva, então a velocidade aumentada até que a aceleração lateral aplicada faça com que o baja perca aderência com o solo e o piloto não consiga mais manter a trajetória circular constante. Os dados coletados no experimento são a velocidade linear do carro e o ângulo de esterço do volante (ângulo de giro em relação a posição central), com estes dados plotamos um gráfico que relaciona o ângulo do volante com a aceleração lateral. Quando o ângulo do volante diminui com o aumento da aceleração dizemos que o carro tem um comportamento #oversteer (significa que este tende a “sair de traseira” em curvas), quando ocorre o inverso dizemos que ele tem comportamento understeer.

 

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