APRENDENDO SOBRE EPI's e o porque do uso na oficina...

Antes de tudo, o que são EPI`S?  

EPI (equipamento de proteção individual) é qualquer item, produto ou dispositivo utilizado exclusivamente pelo funcionário com o objetivo de protegê-lo contra riscos em relação a sua segurança e/ou saúde no ambiente de trabalho. 

No Brasil, a regulamentação está descrita na NR 6 (Norma Regulamentadora 6). Os empregadores podem adquirir os equipamentos no mercado local ou importar, mas é necessário ficar atento a alguns pontos importantes: 

  • Precisa ter o Certificado de Aprovação do Ministério do Trabalho; 

  • Deve mostrar de forma clara o nome do fabricante, lote e Certificado de Aprovação. 

 Quando foram criadas e para qual propósito?  

Em 1978, através da Portaria nº 3.214, foram aprovadas 28 (vinte e oito). No entanto, atualmente, temos 37 (trinta e sete) NR’s sancionadas pelo o Ministério do Trabalho e Emprego, que atuam de forma a diminuir o risco de acidentes e a insalubridade nos ambientes de trabalho, proporcionando tanto ao empregador como aos empregados garantias quanto a saúde e integridade física. 

Sobre acidentes e afins. 

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) constatou que a cada 15 segundos, um trabalhador morre devido a acidentes ou doenças relacionadas com o trabalho. A cada 15 segundos, 153 trabalhadores sofrem acidente trabalhista. Diariamente 6.300 pessoas morrem por causa de acidentes ou doenças, o que significa mais de 2,3 milhões de mortes por ano. O índice anual de licenças por acidentes trabalhistas é grande e as más práticas de segurança e saúde fazem com que o custo anual seja 4% (quatro por cento) do PIB global. A população mundial tem 15% de incapacitados, desses 80% estão em idade de trabalho. 

O uso dos equipamentos e ferramentas de qualidade é parte fundamental no sucesso do produto final, seja durante a fabricação do objeto esperado ou para garantir a integridade dos funcionários envolvidos. 

Quais são os EPI`s mais utilizados na oficina? 

1. Óculos de segurança 

O primeiro dos EPI´s para pintura automotiva da nossa lista são os óculos de proteção, que servem para evitar que materiais como tintas, vernizes e solventes vindos do processo de lixamento do veículo entrem em contato com os olhos. Quando isso ocorre, os riscos de cegueira e outros danos permanentes aumentam bastante. 

Na etapa de funilaria, também é essencial o uso de óculos que protejam das fagulhas e pedaços de materiais que venham da solda ou de uma chapa de metal sendo cortada. Ainda que você não esteja fazendo o serviço, precisa usar o EPI, já que esses estilhaços podem voar bem longe e o atingir. 

2. Máscara de proteção 

A máscara de proteção também é extremamente importante. O tipo que deve ser utilizado depende de qual serviço está sendo executado. É preciso tomar cuidado, já que usar o modelo incorreto pode passar uma falsa sensação de segurança. Quando forem executadas soldas, é necessário que ela seja específica para proteção de gases tóxicos e que suporte as fagulhas geradas no processo. 

Durante a pintura, utilize um modelo com carvão ativado, que protege contra os vapores tóxicos vindos dos produtos químicos e das tintas. Máscaras hospitalares não tem nenhuma eficiência para esse tipo de trabalho e jamais devem ser usadas para essa finalidade. 

3. Luvas de proteção 

Assim como as máscaras, as luvas de proteção são muito importantes e existe um modelo para cada finalidade. No processo de pintura, use uma que seja impermeável e que isole suas mãos das tintas, vernizes e outros produtos. Nesse caso, versões feitas de borracha são mais eficientes em relação às de látex por serem mais resistentes, além de garantir uma pegada melhor. 

Já no setor de funilaria, sobretudo quando for realizar operações de corte ou solda, é fundamental um modelo produzido em couro, que proteja as mãos de estilhaços e de peças cortantes. Ainda que alguns modelos possam incomodar pela espessura, jamais deixe de usar esse EPI. 

4. Protetor auricular 

Oficinas mecânicas costumam ser ambientes bem barulhentos, Serras, compressores, marteladas em metais e o próprio ruído das pistolas de tinta podem ser muito prejudiciais para a audição, principalmente quando esse barulho é constante. 

Faça uso de protetores auriculares em todos os ambientes de sua oficina, ainda que você não esteja realizando o serviço. Os modelos de espuma costumam custar poucos centavos e, dependendo do grau de ruído do ambiente, eles já são suficientes para evitar danos à audição. 

5. Roupas adequadas 

Por fim, é fundamental o uso de roupas adequadas, que o protejam de fagulhas, materiais cortantes e de produtos químicos tóxicos.  

Nunca deixe de utilizar os equipamentos necessários para sua proteção, não negocie sua segurança!  

Até a próxima pessoal!   

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910